"Nós derrotamos o Bolsonarismo!" afirma Barroso, ministro do STF

Após ser vaiado em evento da UNE, o Ministro do STF desferiu ofensas contra o ex-presidente e seus apoiadores

O 59° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), ocorrido na última quarta-feira (12), foi palco de diversas polêmicas. O evento realizado em Brasília contou com a presença de Luís Ernesto Barroso como um dos palestrantes.
Quando o Ministro do Supremo Tribunal Federal foi convidado a subir no palco para discursar, membros dos grupos Faísca Revolucionária e Esquerda Diária Oficial começaram a vaiar Barroso, estendendo um cartaz com a frase:
"Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016! Que vergonha, direção da UNE".
O cartaz se referia ao voto do Ministro contra o piso salarial da enfermagem e a uma suposta articulação de Barroso em prol do impeachment de Dilma Rousseff.
Após vaias intensas, o Ministro Barroso respondeu ao grupo, dizendo:
“Estar aqui é reencontrar o meu próprio passado de enfrentamento do autoritarismo, da intolerância e de gente que grita em vez de ouvir, de gente que xinga em vez de botar argumentos na mesa. Isso é o bolsonarismo!
Quem tem argumentos, quem tem razão, quem tem a história do seu lado, coloca argumentos na mesa. Não xinga, não grita. Esse é o passado recente no qual nós estamos tentando nos livrar.
Nós estamos criando um futuro novo [...]. Porque essa é a democracia que conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a manifestação livre de todas as pessoas”.
Segundo as reações de alguns apoiadores do ex-presidente, a fala pode custar ao ministro um impeachment.
Em uma nota oficial, o Supremo Tribunal Federal afirmou:
"Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase "Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo" referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição".
Não houve manifestação da parte de Barroso sobre o caso.

O Congresso da UNE gerou outras falas polêmicas de autoridades brasileiras.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto

Clique também aqui para se inteirar ainda mais do assunto